Cablagem
Meios de Transmissão guiados(cabos)
Cabos electricos:
*Cabios coaxiais - (Fino; Grosso)
*Cabos de par entrançado - (UTP; STP)
Cabo Coaxial:
*Fino: Blindagem simples(máximo de 185 metros com velocidade de 10 Mbp/s)
*Grosso: Blindagem dupla (máximo de 500 metros com velocidade até 10 Mbp/s)
Cabo de pares de cobre entrançado:
*UTP: (Unshielded Twisted Pair) usado para interior. Sem malha de protecção contra ruidos externos(máximo de 100 metros com vélocidades de 10 Mbp/s, 100 Mbp/s ou 1Gbp/s.
*STP: (Shielded Twisted Pair) usada para o exterior. Com malha de protecção(blindagem) e consequentemente maior imunidade ao ruido(máximo de 150 metros com vélocidades de 10 Mbp/s, 100 Mbp/s ou 1 Gbp/s.
Cabos ópticos:
Outra vertante de cabos são as fibras ópticas (FO). Estes, ao contrario dos anteriores, não são cabos eléctricos, numa FO é transmitida luz no seu interior atravez de reflexões sucessivas(geralmente em vidro). É utilizada sobretudo para grandes distancias e quando são necessárias altas velocidades de transmissão. Existem dois tipos de fibra óptica:
Multimodo
Varios comprimentos a percorrer a mesma fibra óptica, tecnologia mais barata(que monomodo), maior diâmetro e percorre distâncias mais curtas que as FO monomodo. Apresenta maior dispensão modal.
Monomodo
Apenas um comprimento de onda a percorrer a fibra, tecnologia mais dificil de instalar devido ao seu diâmetro e ser mais dispendioso, percorre distancias mais longas que o multimodo.
FO vs Cabo Eléctrico:
*A FO é 100% imune às intreferencia electromagneticas pelo que pode ser instalado num sitio ruidoso sem que a transmissão seja affectada.
*Para distancias inferiores a 100 metros (salvo casos especiais) não compensa em custo monetario instalar FO.
*A FO alcança maiores distancias devido à baixa atenuação e baixa taixa de erros.
* A FO é muito mais leve que o cobre o que facilita a sua instalação, no entanto, devido a sua fragilidade requer cuidados na sua utilização, visto quebrar com facilidade. O custo de instalação é por isso mais elevado e requer pessoal especializado.
*Qualquer problema na fibra (ex.corte) implica uma fusão ( o que fica dispensioso) e isso traduz-se numa atenuação do sinal. No cobre, as funções e reparações são mais simples de realizar.